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XV SECIBIO - Semana Científica de Biologia

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XV SECIBIO Semana Científica de Biologia
De 28 de agosto a 02 de setembro de 2017

INSCRIÇÃO ONLINE

PALESTRAS
Local: Salão nobre da FFCL

28/08 (Segunda-feira)
19:30- 20:45. Forma, função e evolução: o que a dieta dos Serrasalmídeos tem a nos dizer? Dahyes Felix Regasso Doutorando em Biologia comparada- USP
21:00- 22:15. Abelhas nativas e introdução a meliponicultura - Isaac Roque Contente Biólogo e coordenador do Meio Ambiente de Sales de Oliveira

29/08 (terça-feira)
19:30- 20:45. Uso de células-tronco para a conservação de espécies ameaçadas - Luciana Diniz Rola Doutora do Núcleo de Pesquisas e Conservação de Cervídeos- UNESP
21:00- 22:15. Entomologia Forense aplicada a elucidação de crimes, como relato de casos - Edmilson Martins Perito criminal da polícia técnica-científica Mestre em Biologia geral pela UNESP

MINICURSOS
DE 30 DE AGOSTO A 02 DE SETEMBRO

19:30- 22:15 (Quarta, Quinta e sexta)
1. Propagação vegetativa e produção de mudas em fruteiras tropicais - Everton Vieira de Carvalho Doutorando em Produção Vegetal - UNESP Local: Sala 1 e Laboratório 1 da Fafram
2. Diversidade de peixes de água doce da região Neotropical - André Luiz Henriques Esquicero Doutor do Laboratório de Ictiologia - USP Local: Sala 2 e Laboratório 2 da Fafram
3. Manejo de animais selvagens em cativeiro - Julia Maria Ribeiro Médica Veterinária- UNESP Local: Hospital veterinário da Fafram
4. Técnicas anatômicas - Aline Gomes de Campos Doutora e Bióloga - FAFRAM e Rangel Rodrigues de Sousa - Biólogo FAFRAM

PREÇO R$ 40,00*

* Estudantes cursando o ensino médio pagam apenas R$ 30,00 com a devida comprovação no primeiro dia do evento.

VEJA O CARTAZ DO EVENTO

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Empresa Júnior da FFCL apoia Reunião da SIPAT na Santa Casa de Ituverava

banner sipatNo dia 05 de junho aconteceu na Santa Casa de Misericórdia de Ituverava a reunião da SIPAT – Semana Interna de Prevenção de acidentes de trabalho e Doenças Ocupacionais. Essa é uma semana de atividades voltadas para a prevenção de Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais.

A Semana contou com o apoio da Empresa de Consultoria Júnior da FFCL representada pelo Prof. Dr. Tadeu Tomio Sudo coordenador dos cursos de Engenharia Mecânica e de Produção da FFCL e o Presidente da Empresa Júnior Eli Tadeu Mira Júnior que declarou total apoio à Santa Casa na parte de Engenharia Mecânica, produção, civil, administração e contábeis, desde o almoxarifado até a manutenção em aparelhos mais complexos. Segundo Eli para os alunos integrantes da Empresa Júnior é um grande passo na construção de uma parceria sólida que beneficiará toda a população.

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Presidente da FE quer expandir e manter qualidade

Pedro Cesar Galassi smallO presidente da Fundação Educacional de Ituverava Pedro César Galassi concedeu entrevista ao Jornal O Progresso esta semana e falou do início na sua gestão na entidade que atualmente é o maior patrimônio do município.

Além da enorme responsabilidade e desafios, Galassi assume a instituição no momento em que país tenta superar a maior crise de sua história.

Para vencer esta etapa, ele confia na qualidade adquirida pelos cursos das faculdades FFCL e Fafram e dos Colégios Nossa Senhora do Carmo (COC) e Liceu Van Gogh (Anglo).

Galassi, no entanto, pretende expandir na prestação de serviços e explorar outros mercados mantendo a qualidade, principal marca das mantidas. O presidente adiantou que, através da sua diretoria e conselheiros, a FE estuda a possibilidade de implantação de um terceiro campus em outra cidade.

A entidade adotou ainda o sistema de contratação por meio de processo seletivo. O trabalho foi tão bem sucedido que em breve a Fundação também poderá oferecer esta modalidade de serviço para contratações em outras empresas bem como realizar concursos para prefeituras e autarquias públicas.

“Temos que enxergar a Fundação como uma empresa. Nunca ela vai se descaracterizar ou deixar de ser uma entidade sem fins lucrativos, mas precisamos pensar numa empresa com receita suficiente para manter todas estas despesas que temos hoje e estes projetos foram muito bem aceitos”, declara o presidente.

Progresso: Que avaliação o senhor faz destes primeiros meses na presidência da Fundação Educacional de Ituverava?
Pedro César Galassi: A avaliação que fazemos é que temos os cursos de qualidade e o que hoje nós da presidência, diretoria executiva e o conselho lutamos é mantermos os R$ 6 milhões em bolsas de estudos concedidas, mantendo a qualidade de ensino, não temos quantidade de alunos se comparado às grandes universidades, mas temos qualidade e vamos cada vez melhorar os convênios com as prefeituras e outras entidades para darmos um apoio não somente para nossa cidade, como para os municípios vizinhos serem beneficiados com esta instituição.

Progresso: Quais projetos já implantados e outros que pretende implantar na instituição?
Galassi: Os projetos temos em mente, porque hoje a Fundação é uma instituição que cresceu muito e se tornou uma grande empresa para o tamanho de Ituverava. Nós temos projetos de crescimento, alavancando com a busca de mais alunos e talvez a gente tenha a necessidade de abrir um campus fora de Ituverava. Já estudamos isso junto com o conselho e tenho certeza que abrangeremos um crescimento fora do município porque hoje para ser compatível com a Fundação Educacional, Ituverava teria que ter 60 mil habitantes. A empresa Fundação Educacional ficou grande para Ituverava, por isso a necessidade de expandirmos.

Progresso: Como seus projetos estão sendo avaliados pelo conselho e diretoria?
Galassi: Temos que enxergar a Fundação como uma empresa. Nunca ela vai se descaracterizar ou deixar de ser uma entidade sem fins lucrativos, mas precisamos pensar numa empresa com receita suficiente para manter todas estas despesas que temos hoje e estes projetos foram muito bem aceitos.

Hoje nós contamos com 11 gestores e todos os nossos colaboradores são subordinados a um gestor e quem não tiver qualificação certamente serão dispensados e os novos contratados serão por processo seletivo.

Para ingressar na Fundação, todos os filhos de Ituverava e da região podem deixar seus currículos no RH (Departamento de Recursos Humanos) e vamos avaliar os currículos e convidá-los para fazer o processo seletivo e sendo qualificada para aquele setor, será contratada.

Progresso: Como tem sido a aceitação por parte dos colaboradores?
Galassi: A aceitação dos colaboradores foi boa, estão todos motivados, começando do jardineiro e da equipe da faxina até os diretores e todos os gestores estão motivados com estes projetos e o pessoal está animado e aceitaram bem, principalmente pelo pessoal ter acatado este projeto, tenho certeza que a Fundação somente tem a ganhar com isso.

Progresso: Em sua opinião qual o principal desafio da Fundação Educacional, principalmente neste momento de dificuldade que o país atravessa?
Galassi: Hoje vivemos uma situação política e econômica muito difícil acarretando no aumento do desemprego, isso infelizmente reflete na inadimplência que é alta. Alunos que ingressam nos cursos e desistem e isso gera uma dificuldade, mas temos que ser criativos e buscar novos projetos.
Esse ano foi um ano atípico, colocamos em prática um desconto com alunos e fizemos parceria com Associação Comercial oferecendo parceria com 25% para alunos novos, do mesmo modo para as prefeituras para tentar aumentar o número de alunos.
Já conseguimos aumentar o número de alunos em relação ao ano passado, enquanto muitas instituições de ensino estão passando por dificuldades. Por sermos uma entidade não tão grande como as instituições de ensino que temos na região, e com a situação econômica ruim, temos que ser criativos agora.
Acredito que numa situação difícil economicamente, sei que existem muitas ferramentas para aplica-las e coloca-las em funcionamento junto com grupo de gestores e cada um com sua ideia tentar melhorar.
Esse momento de crise vai passar, já está melhorando, temos que acreditar e acho que para o próximo ano será mais fácil para trabalhar, é isso que temos que acreditar.

Progresso: E este processo seletivo implantado também pode ser oferecido para outras empresas?
Galassi: Dentro desta necessidade de sermos criativos neste momento de dificuldade que atravessa todo o país, nós vamos ter uma prestação de serviços para as prefeituras e empresas que precisarem de processo seletivo até à realização de concursos. A Fundação Educacional de Ituverava pretende prestar este serviço como a Vunesp e a FGV e temos mais estes produtos para trazer divisas para Ituverava.

Progresso: Qual a importância da Fundação Educacional para Ituverava?
Galassi: Sempre digo que a Fundação Educacional de Ituverava é o maior patrimônio de Ituverava. Não é um dente na engrenagem, ela é o eixo. Hoje temos uma folha de pagamento de R$ 1,8 milhão e 600 colaboradores, compramos tudo aqui dentro de Ituverava, porém, com três orçamentos.

Trazemos em torno de mil alunos que cursam Agronomia e Medicina Veterinária e que residem aqui, consomem na cidade no nosso comércio deixando suas divisas aqui, de forma que cada aluno gera no mínimo um emprego cada, desde de aluguel, pessoas contratadas para limpeza das moradias, restaurantes, supermercados, postos de combustíveis e outros.

Hoje a Fundação indiretamente gera 2.500 empregos e junto com a Saúde, através da Santa Casa que sustentam Ituverava e precisamos ter a terceira economia, pois se ocorrer algum imprevisto que afete a Educação e a Saúde, podemos ficar em uma situação difícil.

Precisamos hoje junto com o Poder Executivo para fazermos uma integração entre Prefeitura, Santa Casa, Fundação, Clubes de serviços e todas demais entidades para unirmos e tentar um distrito industrial. Hoje muitas empresas de Ituverava estão dentro de um ovo e não podemos deixar agourar, temos que cuidar dele, se preciso coloca-lo em uma incubadora que é o distrito industrial para se deslanchar, o que é um sonho meu e de muitos ituveravenses.

Eu gostaria de aproveitar a oportunidade, para agradecer a todos os membros do conselho, vice-presidente César Luiz Mendonça, membros da diretoria executiva, todos os colaboradores e aqueles que defendem e se preocupam com FE pela confiança e total apoio neste início de gestão, espero continuar contando com a colaboração de todos.

Pedro Cesar Galassi
O presidente da Fundação Educacional de Ituverava, Pedro César Galassi: crescimento

Fonte: Jornal O Progresso

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Administração está entre os 3 melhores da região

Eduardo Cicconi smallCom a média 4 no ENADE, na escala de 0 a 5, o curso de Administração de Empresas da FFCL (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras) está entre os três melhores da região, incluindo instituições de ensino superior de Ribeirão Preto, Franca, Orlândia, São Joaquim da Barra, Bebedouro e Jaboticabal.

Para o coordenador do curso, Eduardo Garbes Cicconi, os principais fatores para esta qualidade estão no corpo docente, infraestrutura da faculdade e empenho dos alunos. Confira entrevista.

Progresso: A quais fatores o senhor atribui a nota 4 no ENADE pelo curso de Administração?
Eduardo Cicconi: Os principais fatores para essa nota são: Qualidade do corpo docente do curso de Administração, Infra estrutura oferecida pela FFCL para os alunos, e empenho dos alunos durante todo o curso de administração.

Progresso: Qual a importância desta nota para o curso?
Eduardo: Essa nota é muito importante para o curso de Administração, pois pelo segundo ENADE consecutivo o curso consegue a nota 4, e neste último classificou o curso entre os 50 melhores cursos de administração do estado de SP, e entre os três primeiros cursos considerando os Municípios de Ribeirão Preto, Franca, Orlândia, São Joaquim da Barra, Bebedouro e Jaboticabal. Ficando atrás somente da UNESP Jaboticabal e do SEB Ribeirão Preto. Em relação ao estado o desempenho do curso foi superior a faculdades tradicionais do estado de SP, como por exemplo FAAP e PUC-SP.

Progresso: Qual a relevância para os formandos, profissionais formados na FFCL e demais alunos?
Eduardo: A nota demonstra a qualidade do curso de administração e dos profissionais formados na instituição, com isso vem o reconhecimento do mercado, aumentando a procura por pessoas formadas aqui. Com isso nossos ex-alunos conseguem uma colocação de maneira mais fácil, assim como, um crescimento profissional mais rápido.

Eduardo Cicconi
O coordenador do curso de Administração de empresas Eduardo Garbes Cicconi
 

Fonte: Jornal O Progresso

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