Imprimir

Aprovado curso de engenharia elétrica na FFCL

banner engenharia eletricaNa última semana, dia 10 de novembro, Ituverava recebeu mais uma excelente notícia: o Ministério da Educação publicou portaria em que autoriza o funcionamento do curso superior de Engenharia Elétrica na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), instituição mantida pela Fundação Educacional de Ituverava.

É mais uma conquista da FE, instituição que vem crescendo a cada ano, graças à qualidade de ensino que oferece e à seriedade com que é administrada pela diretoria, formada por homens íntegros, que colocam os interesses da cidade acima dos seus particulares.

Segundo o diretor da FFCL, Antônio Luís de Oliveira (“Toca”), à Tribuna de Ituverava, a expectativa é que as aulas comecem já em 2018. “Em janeiro publicaremos o edital para a realização do vestibular. Serão disponibilizadas 50 vagas, e as aulas devem começar já no início do ano”, afirma.

Estrutura Preparada

“Como a FFCL já oferece os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia da Produção, já temos os laboratórios e o corpo docente necessários para o curso de Engenharia Elétrica. Por isso, já estamos preparados para dar início às aulas com celeridade”, ressalta.
Ainda segundo Toca, com a implantação do curso de Engenharia Elétrica, Ituverava se consolida ainda mais como referência de ensino. “A FFCL completará as escolas de Engenharia, oferecendo cursos das quatros principais áreas. É uma conquista significativa para a instituição e vai consolidar Ituverava como uma referência em toda a região”, completa o diretor.

Curso

Depois das disciplinas básicas das engenharias, o aluno mergulha em aulas práticas e em laboratório. A formação profissionalizante tem início no terceiro ano, com aulas de projetos de sistemas elétricos, materiais elétricos, sistemas digitais e eletromagnetismo, entre outras. Disciplinas de economia e administração também integram o currículo. O estágio e um trabalho de conclusão do curso são obrigatórios.

Profissão

O engenheiro eletricista lida com a geração, a transmissão e a distribuição da energia elétrica, considerando fatores como custos, localização e segurança. Ele está habilitado a construir e a aplicar sistemas de automação e controle em linhas de produção industrial.

Trabalha no desenvolvimento de componentes eletroeletrônicos, na operação e na manutenção de equipamentos em hospitais e clínicas e em projetos de instalações elétricas.

Participa do projeto e da construção de usinas hidrelétricas, termelétricas e nucleares e faz estudos sobre eficiência energética, considerando fontes de energia renováveis. Também elabora projetos de sistemas de medição de consumo, iluminação de espaços e aterramento de fios.

Concessionárias de energia, empresas de telecomunicações, fábricas de tablets e celulares, indústrias de equipamentos, consultorias e empresas prestadoras de serviços em computação são tradicionais empregadores.

Fonte: Tribuna de Ituverava

Imprimir

Alunos de Administração fizeram uma visita técnica à Fábrica da Coca-Cola em Ribeirão Preto

banner visita coca colaNo dia 19 de Outubro os alunos do 2º e 4º ciclos do curso de Administração da FFCL com a supervisão dos professores Lilian Oliveira e Waldir Junior fizeram uma visita técnica à Fábrica da Coca-Cola em Ribeirão Preto, na oportunidade, os alunos puderam conhecer a história de mais de cem anos da companhia, o museu da Coca-Cola, o processo produtivo, bem como as ações de marketing da empresa.

 

 

 

 

IMG 5858

IMG 5861

IMG 5863

IMG 5864

IMG 5871

IMG 5872

IMG 5874

Imprimir

Santander Universidades lança segunda edição de game que dará bolsas de estudo em Boston

banner jogos santander

Os 30 estudantes com maior pontuação ganharão um curso de Empreendedorismo na Babson College, em Boston, EUA, com todas as despesas inclusas;

Diante da enorme aceitação e sucesso do Academicxs Game, que teve mais de 40 mil inscritos, o Santander Universidades lançou, esta semana, a segunda edição da competição. O Academicxs Game 2.0 é um jogo que testará de forma divertida todos os conhecimentos do participante, que a cada resposta correta estará mais próximo da bolsa para o curso na Babson College, universidade que é reconhecida como melhor escola de Empreendedorismo dos Estados Unidos, pela U.S. News & World Report.

Para iniciar o jogo o participante deverá criar seu avatar e passar pelas trilhas liberadas em blocos de atividades sobre conhecimentos gerais, empreendedorismo, idioma, além de pílulas de conhecimento em empreendedorismo e sustentabilidade. O regulamento completo você encontra no próprio APP, que está disponível para Android e IOS. Universitários de qualquer instituição de ensino e curso podem participar e concorrer às bolsas de estudo, mas a disputa pelo intercâmbio será restrita aos universitários clientes do Santander.

De acordo com o diretor do Santander Universidades, Ronaldo Rondinelli, a gameficação é uma estratégia eficaz diante do público jovem. “De forma descontraída, conseguimos levar conhecimento e diversão ao mesmo tempo em que temos a oportunidade de mencionar nossas iniciativas não financeiras, como as próprias bolsas de estudo”, explica.

As atividades do Academicxs serão liberadas semanalmente de maneira randômica em formato de mini-jogos, e os participantes acumulam mais pontos ao utilizar os produtos e serviços do Banco.

Os jogadores que completarem todas as etapas com mais de 70% de aproveitamento recebem um certificado Universia, que enriquecerá o currículo do jogador. Em 2016, o Santander Universidades distribuiu 3 mil bolsas de estudos para universitários. Este ano a expectativa é contemplar 3,3 mil estudantes.

Santander Universidades

O Santander foi reconhecido pelo ranking Global Fortune 500 como a empresa que mais investe em educação no mundo. Criado há 20 anos, o Santander Universidades é pioneiro em desenvolver uma oferta adequada para cada fase de vida do estudante e investe fortemente na educação superior: desde 1996, foram mais de R$ 4 bilhões em todo o mundo. Até hoje, já foram concedidas mais de 140 mil bolsas de estudos em 21 países, nos quais mantém parceria com cerca de 1,2 mil universidades. No Brasil, são cerca de 400 instituições conveniadas.

Imprimir

Agendamento para atendimento psicopedagógico

Prezados alunos, informamos que já está sendo realizado atendimento Psicopedagógico aos alunos da FFC.

Prof. Célia - 3ª e 5ª feira - das 21:00 h às 22h20

Para ser atendido é necessário fazer o agendamento através do formulário eletrônico clicando aqui

 
Imprimir

SEGUNDA CHAMADA PARA RENOVAÇÃO DO REQUERIMENTO DE BOLSA

ATENÇÃO ALUNO BOLSISTA
SEGUNDA CHAMADA PARA RENOVAÇÃO DO REQUERIMENTO DE BOLSA

A Fundação Educacional de Ituverava comunica ao aluno bolsista que perdeu o prazo para entrega do requerimento de bolsa na primeira chamada, que poderá fazê-lo de 16 a 20 de Outubro. (Segunda a Sexta-feira)

Desta forma, o requerimento deverá ser entregue somente na secretaria administrativa da FE no Campus I para Vânia ou Verusca, das 08:00 h às 17:00 h munido de cópias dos seguintes documentos:

  • Imposto de Renda (Exercício 2016) do requerente e do grupo familiar (quem declarar);
  • Holerite ou carteira de trabalho de todos do grupo familiar;
  • Se for profissional autônomo – Declaração de comprovação de renda;
  • Contas de água, luz e telefone (residencial / celular) todas do mês anterior;
  • Financiamento (casa, veículo, bancário);
  • Outros comprovantes de despesas que comprometam a renda do grupo familiar, como atestados de doença que acometam membros da família e etc.
  • O requerimento deve ser assinado pelo aluno (quando maior) ou pelo responsável

O não cumprimento da entrega do requerimento no prazo estipulado implica no cancelamento imediato e permanente da Bolsa de Estudo.

Imprimir

ENADE tem mudanças de regras e prazo ampliado

banner enade 2017O Ministério da Educação divulgou as novas regras para a inscrição no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), cujos prazos foram ampliados. As alterações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

Agora, os coordenadores de cursos superiores têm até 31 de agosto para cadastrar os dados dos estudantes que farão a prova. Já os registros de alunos em lotes só podem ser feitos até o dia 25 deste mês. Depois dessa data, serão aceitas apenas as inscrições individuais. O exame é destinado aos graduandos que devem concluir o curso neste ano e aos que estavam em situação irregular desde edições anteriores.

A participação no Enade é pré-requisito para a aprovação dos estudantes nos cursos de graduação. A prova consiste em uma avaliação de desempenho pessoal e em um questionário sobre as disciplinas cursadas.

Neste ano, o exame será aplicado aos matriculados nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia e Sistemas de Informação.

O diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), instituição mantida pela Fundação Educacional de Ituverava, Antônio Luís de Oliveira (“Toca”), fala sobre a importância do Enade.

“Trata-se de um exame extremamente importante dos pilares na avaliação do sistema nacional de Ensino Superior e tem como objetivo examinar com exatidão o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências”, diz Toca.

Outros Cursos

Também será aplicado para os cursos que conferem diploma de bacharel e licenciatura nas áreas de Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras-Português, Matemática e Química; dos cursos que conferem diploma de licenciatura nas áreas de Artes Visuais, Educação Física, Letras-Português e Espanhol, Letras-Português e Inglês, Letras-Inglês, Música e Pedagogia, e dos cursos que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial, Redes de Computadores e Gestão da Tecnologia da Informação.

Fonte: Tribuna de Ituverava

Veja Também

Prev Next