Engenharia Mecânica
Engenharia Mecânica - Bacharelado
Duração: 5 anos
Período: Noturno
Modalidade: Presencial
Coordenador: Prof. Msc. Tadeu Tomio Sudo
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GRADE CURRICULAR
O curso de Engenharia Mecânica proposto pela FFCL visa a formação de bacharéis qualificados e capacitados a atuar em todas áreas de conhecimento da área, desenvolvendo atividades de projeto, supervisão, consultoria, assessoria, auditoria, perícia entre outros, com o escopo de tornar o profissional adaptável às exigências de um ambiente industrial e empresarial em contínuo processo de mudança.
Para alcançar esse objetivo, a aquisição de uma sólida base conceitual é fundamental e isso será atingido com a grade curricular estruturada com disciplinas de ampla abrangência, que possibilitarão ao aluno egresso uma perfeita aptidão para o exercício das diferentes atividades que o mercado vem propiciando. Esse mercado abrange empresas industriais, comerciais, prestadoras de serviços, órgãos governamentais e até mesmo em entidades sem fins lucrativos.
A ênfase das disciplinas a serem ministradas será na aplicação da teoria na prática, formando profissionais habilitados para resolver problemas, assim como otimizar processos produtivos e elaborar projetos.
Pretende-se ainda, consolidar a construtiva relação didático pedagógica entre professor e aluno já observada nos demais cursos desta instituição. O projeto do curso de Engenharia Mecânica contempla ainda um perfil profissional que almeje o domínio de habilidades e competências inter e multidisciplinares, articulada com outros ramos do saber, atento desde a problemática local e regional até o estudo dos grandes temas nacionais e internacionais.
Base Legal
O curso de graduação de Bacharelado em Engenharia Mecânica foi estruturado em função das orientações e normas da Lei das Diretrizes e Bases da Educação (9.394 de dezembro de 1996), das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Engenharia, do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - CONFEA, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA e da Resolução 2 do CNE-CES de 19 de junho de 2007 - que dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial.
O princípio para a constituição do currículo foi deduzido em cinco categorias: contextualização do conhecimento, prática reflexiva, interdisciplinaridade, homologia de processos e os seis eixos delineados e indicados na matriz curricular proposta no parecer da Resolução CNE/CES nº 11, de 11 de março de 2002.
Objetivo geral
O curso de graduação de Bacharelado em Engenharia Mecânica tem por objetivo geral propiciar ao acadêmico um processo formativo que lhe habilite como um profissional apto a produzir e aplicar conhecimentos científicos e tecnológicos na área de Engenharia Mecânica relacionados aos campos da pesquisa, aplicação industrial, planejamento e gestão, enquanto cidadão ético e com capacidade técnica e política.
Objetivos específicos
• Dar condições para que os formandos possam prestar assistência tecnológica, através da adoção de novas práticas capazes de minimizar custos, obtendo-se maior eficácia nos métodos de fabricação.
• Utilizar a pesquisa científica nos processos formativos como instrumento de (re)construção do conhecimento e de transferência de tecnologia, visando à formação de profissionais aptos a contribuir para o desenvolvimento de pesquisas tecnológicas de interesse para os setores público e privado na área de Engenharia Mecânica.
• Oferecer práticas acadêmicas que contribuam para a formação de profissionais aptos a propor novas soluções a partir das dificuldades e/ou estrangulamentos empresariais apresentados, devido à falta de qualidade de materiais ou de processos de fabricação.
• Proporcionar ao discente toda instrumentação técnica, intelectual, cultural e tecnológica para o desempenho das suas diversas funções nas organizações.
• Oferecer uma estrutura curricular que garanta uma sólida formação teórica e prática, complementada com atividades de pesquisa individual e coletiva e participação em atividades de extensão.
• Fornecer práticas de estudo independente, com objetivo de proporcionar uma progressiva autonomia de aprendizado e desenvolvimento intelectual do aluno.
• Estimular o aluno na busca de habilidades, competências e conhecimentos práticos fora do ambiente acadêmico, desenvolvendo assim a capacidade de interpretação e tendências do mercado em constante evolução;
• Desenvolver uma visão intra-organizacional capaz de permitir a assimilação da cultura e dos objetivos organizacionais, tendo como parâmetro a consciência e a dimensão das questões éticas, humanas e sociais que envolvem o ambiente empresarial.
Perfil do profissional a ser formado
O perfil do profissional que se dedica à Engenharia Mecânica exige uma sólida formação em ciências básicas e de engenharia, profissional e humanística que o habilite a atuar em indústrias de base (mecânica, metalúrgica, siderúrgica, mineração, petróleo, plásticos e outros) e em indústrias de produtos ao consumidor (alimentos, eletrodomésticos, brinquedos etc); na produção de veículos; no setor de instalações (geração de energia, refrigeração e climatização etc); em indústrias que produzem máquinas e equipamentos e em empresas prestadoras de serviços; em institutos e centros de pesquisa, órgãos governamentais, escritórios de consultoria e outros; considerando em todas estas áreas, os aspectos tecnológicos, econômicos, sociais, ambientais humanos e éticos; porém, sem nunca se afastar do enfoque econômico, de forma a obter sempre o melhor produto com o menor custo.
O Curso de Engenharia Mecânica, não obstante, procura formar um profissional capaz de resolver problemas reais de engenharia. Para tanto, o curso está estruturado por meio de um conjunto de disciplinas básicas, de conteúdo geral, e por meio de disciplinas profissionalizantes; permitindo-lhe uma formação generalista associada a uma sólida formação técnico científica e profissional geral, que o capacite a absorver e desenvolver novas tecnologias.
O egresso deste curso será dotado dos conhecimentos requeridos para o exercício das competências e habilidades gerais previstas no Art. 4º da RESOLUÇÃO CNE/CES 11, DE 11 DE MARÇO DE 2002, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Engenharia; além do que deverá:
1) Ser capaz de dimensionar e integrar recursos físicos, humanos e financeiros a fim de produzir, com eficiência e ao menor custo, considerando a possibilidade de melhorias contínuas;
2) Ser capaz de utilizar ferramental matemático e estatístico para modelar sistemas Civis e auxiliar na tomada de decisões;
3) Ser capaz de projetar, implantar e aperfeiçoar sistemas, produtos e processos, levando em consideração os limites e as características das comunidades envolvidas;
4) Ser capaz de prever e analisar demandas, selecionar tecnologias e know-how, projetando produtos ou melhorando suas características e funcionalidade;
5) Ser capaz de incorporar conceitos e técnicas da qualidade em todo o sistema produtivo, tanto nos seus aspectos tecnológicos quanto organizacionais, aprimorando produtos e processos, e produzindo normas e procedimentos de controle e auditoria;
6) Ser capaz de prever a evolução dos cenários produtivos, percebendo a interação entre as organizações e os seus impactos sobre a competitividade;
7) Ser capaz de acompanhar os avanços tecnológicos, organizando-os e colocando-os a serviço da demanda das empresas e da sociedade;
8) Ser capaz de compreender a inter-relação dos sistemas Civil com o meio ambiente, tanto no que se refere à utilização de recursos escassos quanto à disposição final de resíduos e rejeitos, atentando para a exigência de sustentabilidade;
9) Ser capaz de utilizar indicadores de desempenho, sistemas de custeio, bem como avaliar a viabilidade econômica e financeira de projetos;
10) Ser capaz de gerenciar e otimizar o fluxo de informação nas empresas utilizando tecnologias adequadas.
11) Ser capaz de identificar, modelar e resolver problemas.
Mais ainda, deverá atender exigências da sociedade, quanto a:
• Compromisso com a ética profissional;
• Iniciativa empreendedora;
• Disposição para auto-aprendizado e educação continuada;
• Comunicação oral e escrita;
• Leitura, interpretação e expressão por meios gráficos;
• Visão crítica de ordens de grandeza;
• Domínio de técnicas computacionais;
• Conhecimento da legislação pertinente;
• Capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares;
• Compreensão dos problemas administrativos, sócio-econômicos e do meio ambiente.
Em linhas gerais se deseja formar profissionais dotados de competências e habilidades visando atender principalmente a demanda regional sem desprezar a demanda nacional, sendo capaz esse de exercer com destreza e responsabilidade as atribuições e prerrogativas compatíveis à profissão, incluindo a habilidade profissional para se relacionar com diversas áreas, capacitando-o para atuar em equipes multidisciplinares.