FFCL oferecerá Geografia e História na Modalidade EAD
Vestibular será aplicado dia 27 de julho, e aulas devem começar já no segundo semestre deste ano
Alunos de Biologia visitam Parque Ecológico
Os alunos do curso de Ciências Biológicas da FFCL fizeram uma visita ao Parque Ecológico de São Carlos no dia 02/06/2015. A visita foi no período da manhã e os alunos foram recepcionados pelos responsáveis Ana Rita (medica veterinária) e Rogério (biólogo).
Pedagogia Hospitalar é tema de projeto de pesquisa na FE/FFCL
A aluna do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, orientada pela professora Priscila Alvarenga Cardoso Gimenes, desenvolve pesquisa com o tema “Pedagogia hospitalar: a contribuição do pedagogo no processo de aprendizagem da criança hospitalizada com câncer” e o objetivo da pesquisa é abordar e discutir sobre as práticas pedagógicas elaboradas e executadas no contexto hospitalar levando em consideração o trabalho do pedagogo voltado para crianças em fase de tratamento.
Com isso, teve as portas da Escola Especializada Schwester Heine abertas para que pudesse fazer uma entrevista com a gerente educacional “Ana Maria Kuninari” e com os professores atuantes nessa área. Andreza relata que teve uma excelente receptividade e, na ocasião da visita foi convidada a participar, no Centro Internacional de Pesquisa e Ensino, de um Congresso que estava lá acontecendo, e já foi convidada para outros eventos futuros.
Visitou as salas de aulas, onde há a sala para atendimento a diversas crianças – sala hospitalar e o atendimento individual, que de acordo com Andreza, não é o leito do hospital que a criança permanece internada, mas uma sala/leito específica, para a qual os alunos que têm condições são levados para receber o atendimento individualizado, e pôde acompanhar de perto o trabalho desenvolvido pelas pedagogas, que são professoras do estado e município. Conheceu também a biblioteca e o hospital “me senti bem-vinda o tempo todo”.
Andreza ressalta que foi uma experiência única, porque além de ter a oportunidade de coletar dados para o seu trabalho, se deparou com “uma realidade dolorosa e ao mesmo tempo gratificante, já que a Escola da Pediatria zela pelo desenvolvimento integral de seus alunos, pacientes do A.C.Camargo, oferecendo atividades educativas, pedagógicas, recreativas e lúdicas que visam a diminuição do estresse e ansiedade e auxiliam na aderência e no sucesso do tratamento proposto pelas equipes clínicas, assim como para integrar os pacientes ao convívio escolar e social.
Diz também que se sentiu honrada em levar o nome e poder representar a Fundação Educacional de Ituverava, que a apoiou em todos os momentos e a qual agradece “acreditem, a faculdade está sempre disposta a incentivar aqueles que demonstram vontade de aprender”. Aproveitou o momento para dizer o quanto foi fundamental o incentivo do noivo e de seus familiares.
Diante dessa realidade, Andreza, sensibilizada com tudo o que estava vivenciando, doou seus longos cabelos, para que outras pessoas pudessem se beneficiar; “foi o gesto mais marcante da minha vida, nunca mais vou esquecer, fico emocionada só de relatar... e, nesse momento tive a certeza de que a pedagogia hospitalar é o caminho profissional que desejo seguir”.
Momento em que doou os seus cabelos
A bibliotecária da Fundação Educacional de Ituverava, Vera Chaud, que acompanhou a trajetória desde o início, diz que: “para ter acesso a todo esse conhecimento, a aluna enfrentou vários desafios, que foram vencidos um a um, por sua determinação e competência. Acreditamos logo de início, pois vimos a motivação brilhar nos olhos da Andreza e, por isso, não medimos esforços para que ela concretizasse esse sonho”.
O projeto foi orientado pela professora da FE/FFCL Priscila Alvarenga Cardoso Gimenes e submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa - CEP da mesma Instituição, que teve importante participação na formação de diretrizes e, principalmente, orientações referente ao TCLE – Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (documento fundamental para a execução da entrevista). Após aprovação desse Comitê de Ética, precisou ser aprovado também pelo Comitê de Ética do Hospital A.C. Camargo. É um procedimento burocrático e minucioso, que resguarda a participação dos sujeitos envolvidos e, sem o qual não poderia ter sido concretizado. Priscila diz que, “em nenhum momento a aluna recuou, sempre disposta a transpor os obstáculos, manteve-se sempre firme nos seus propósitos; provavelmente porque tem muito a contribuir em favor da ciência. É importante ressaltar que esta pesquisa muito contribuirá com a construção dos conhecimentos a respeito da pedagogia hospitalar, que é uma área da Pedagogia que tem crescido nos últimos anos”.
O diretor Antônio Luís de Oliveira ressalta a certeza de que os alunos da FFCL são preparados para o mercado de trabalho e que, no caso da Andreza e de outros exemplos de alunos que por aqui já passaram, a garra e a perseverança são garantia de sucesso.
Maria Madalena Gracioli, coordenadora do curso de pedagogia ressalta a importância da iniciação científica nos cursos de graduação e diz que “espera que a exemplo da Andreza outros alunos possam desenvolver projetos e acreditar na possibilidade de abertura de novos horizontes por meio deles”, e continua, “tenho certeza de que vesse projeto será o caminho para um futuro mestrado e doutorado na área”.
Pedagogia Hospitalar
A Pedagogia Hospitalar é uma área de atuação da Pedagogia que visa proporcionar atendimento educacional a crianças e adolescentes no contexto hospitalar, tanto em classes hospitalares, quanto em atendimento individual. O Hospital A.C. Camargo de São Paulo é uma das grandes referências em se tratando deste trabalho realizado no Brasil, pois neste foi fundada a primeira Instituição de Ensino (Escola especializada) dentro de um hospital oncológico.
Com a proposta de evitar que os pacientes da Oncologia Pediátrica perdessem aulas e provas por não terem acesso ao convívio escolar em razão do tratamento, a fundadora do A.C. Camargo Câncer Center, Carmen Prudente (falecida em 2003), criou, ao lado da pedagoga “Maria Genoveva Vello”, a primeira unidade de ensino dentro de um hospital oncológico em 15 de outubro de 1987. Carmen afirmava que as crianças conseguiam vencer a doença, mas não conseguiriam vencer na vida sem educação e a Escola veio para mudar esta história.
Hoje, a carinhosamente chamada Escolinha da Pediatria, é uma referência nacional em classes hospitalares e seu corpo docente orienta a abertura de projetos semelhantes em outros hospitais.
Escola Especializada Schwester Heine
O Corpo Docente da Escola Especializada Schwester Heine que começou com apenas duas professoras, atualmente é composto por 12 professoras cedidas pelas Diretorias das Redes Estadual e Municipal de Ensino.
Os sistemas de ensino, mediante ação integrada com os sistemas de saúde, devem organizar o atendimento educacional especializado a alunos impossibilitados de frequentar as aulas em razão de tratamento de saúde que implique internação hospitalar, atendimento ambulatorial ou permanência prolongada em domicílio.
A Lei diz que – “As classes hospitalares e o atendimento em ambiente domiciliar devem dar continuidade ao processo de desenvolvimento e ao processo de aprendizagem de alunos matriculados em escolas da Educação Básica, contribuindo para seu retorno e reintegração ao grupo escolar”.
Dessa forma, o objetivo da escola é:
- Possibilitar o acompanhamento pedagógico do processo de escolarização do paciente.
- Organizar recursos e estratégias que garantam não só a inserção e/ou reinserção escolar do paciente, mas seu sucesso escolar.
- Avaliar e diagnosticar as dificuldades que envolvam o desenvolvimento das habilidades escolares.
- Atuar de modo a dirimir as dificuldades diagnosticadas e prevenir o surgimento de alterações no processo de aprendizagem.
- Orientar pais, familiares e escolas com relação às especificidades do processo educacional do paciente.
- Encaminhar o paciente para escolas e recursos educacionais especializados quando necessário.
- Organizar atividades educativas e lúdicas que envolvam os pacientes de modo a diminuir a ansiedade e aumentar a aderência ao tratamento e seus procedimentos.


FFCL recebe representantes da Empresa Amaggi
A Faculdade FFCL, instituição de ensino superior mantida pela Fundação Educacional de Ituverava, recebeu no dia 12 de março, uma delegação composta por representantes da Empresa Amaggi, que atua na nas áreas de originação, comercialização de grãos e insumos; produção agrícola e de sementes de soja; operações portuárias, transporte fluvial e geração e comercialização de energia elétrica, juntamente com o empresário Luiz Carlos Rodrigues (“Busa”) e funcionários da Empresa Busa.
A visita técnica se deu, com o objetivo de conhecer os cursos de Engenharia da instituição, e futuramente firmar um convênio entre empresa e faculdade com o intuito de inserir no mercado de trabalho os alunos formados nos cursos de Engenharia.
Essa parceria entre empresa e instituição de Ensino é mais um passo para transformar Ituverava num polo de prestadores de serviços, afirma o diretor da FFCL Antônio Luís (Toca).
O presidente da FE Cesar Mendonça também acompanhou a visita e acredita que essas parcerias são muito importantes para a FE , a FFCL e toda sociedade ituveravense.
Palestras e Minicuros marcam Semanas Acadêmicas da FFCL
Alunos do curso de Eng. Civil participaram de feira em São Paulo
Os alunos do curso de engenharia civil juntamente com a professora Dra. Cristiane Arroyo participaram, na última semana da Feicon Batimat é o Salão Internacional da Construção onde puderam conferir todos os lançamentos, tendências e soluções eficientes para atender ao exigente mercado da construção.
A Feicon Batimat atrai a um público altamente qualificado formado por engenheiros, arquitetos, profissionais do setor, além do público que está construindo ou renovando, vindo de todo o Brasil e do exterior.
A feira aconteceu no Anhembi, dos dias 10 de março a 14 de março de 2015.
A Feicon Batimat é o maior e mais conceituado salão da construção da América Latina. Surpreende a cada ano seus milhares de visitantes, apresentando em primeira mão os principais lançamentos e tendências para todo o setor da construção civil. É o evento mais completo da área, pois só ele reúne todos os grandes líderes do segmento em uma exclusiva exposição de produtos e serviços para todos os setores do ramo. Além disso, a feira conta com a conferência Núcleo de Conteúdo Feicon Batimat; que possui 4 dias de palestras e debates, trazendo fortes tendências do mercado e renomados profissionais nacionais e internacionais.
RESULTADO - Pibid - Iniciação à Docência
Resultado do processo seletivo de bolsistas de iniciação à docência para os subprojetos dos cursos de licenciatura em Pedagogia, Letras, História, Matemática e Biologia, além do subprojeto Interdisciplinar que contempla alunos dos cursos de História e Pedagogia.
Mais artigos...
- Recepção dos Calouros 2015 FFCL
- Alunos do Pibid apresentam projetos realizados em 2014
- Alunos da FFCL participam de encontro de contabilidade
- TCC Administração - Horários das Bancas
- Semana Pedagógica - VI Semana de História, Letras, Matemática e Pedagogia
- Alunos de Ciências Biológicas estiveram na Serra da Canastra
- Psicopedagogia novo curso é oferecido pela FFCL
- MEC amplia o Fies para alunos de mestrado, doutorado e curso técnico
- XII SECIBIO - Semana da Biologia da FFCL
- Alunos de Ciências Biológicas Visitam Zoológico de Sorocaba
- Alunos de Engenharia Civil visitam feira
- Processo seletivo para professores supervisores para o programa PIBID/FFCL
- Alunos de História em visita a Ouro Preto
- PIBID 2013
- Aberta as inscrição para o PIBID 2013-2
- Volta às Aulas 2º Semestre
- XI Semana da Biologia da FFCL - de 19 a 23 de Agosto
- 12ª Semana de Administração reúne público de 200 pessoas
- V Semana de História, Letras e Pedagogia
- Cronograma de Inscrição de Novos Bolsistas